O PAPEL DA ESCOLA

O PAPEL DA ESCOLA
A escola pode e deve ter um papel diferente do que vem exercendo historicamente:
Aparelho ideológico a serviço das classes e elites dominantes.
Cecília Meireles nos ensina que “o(a) professor(a) é um(a) construtor(a) de beleza, um(a) criador(a) de valores, um(a) acordador(a) de verdades”.
Diríamos que pode e deve ser. Não tem sido...
Concordamos com Paulo Freire que sentencia:
“A educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.
“A escola pode e deve ser o mais importante espaço de formação cidadã.” Esta afirmação podemos ler no documento do MEC “por uma política de valorização dos trabalhadores em educação. Em cena, os funcionários da escola. Brasília, setembro de 2004”.
Fácil não será, mas podemos e devemos transformar nossas instituições de ensino-aprendizagem em espaços de formação cidadã. Um dos instrumentos que pode nos ajudar – e muito – nesta complexa, mas gratificante tarefa, é o Programa Ética e Cidadania (construindo valores na escola e na sociedade). Inclusão e exclusão social. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica. Brasília – 2007.
Há momentos que as instituições de ensino-aprendizagem devem aproveitar para exercerem seu papel de formação cidadã. Um destes momentos são as eleições dos Conselhos Tutelares.
Ao invés de arrebanharmos alunos, alunas, pais, mães... para votarem neste(a) ou naquele(a) candidato(a) podemos e devemos realizar palestras, debates, seminários... sobre a problemática do Conselho Tutelar.

Cândido Pinheiro Pereira
Prof. Cândido é educador popular e formador político.

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